domingo, 4 de julho de 2010

A música (e não o vídeo) da Lady Gaga


Tooodo mundo já viu e ouviu o novo clipe da Lady Gaga: Alejandro. (Não viu? Tá atrasado, hein! Clique aqui). Saiu matéria na Veja, Rolling Stone comentou, G1, Terra e onde mais você pensar. Prá resumir, no vídeo, Lady Gaga copia e cola Madonna com suas devidas boas pinceladas.

Explicando: Lady Gaga fez um vídeo com referências muitíssimo bem feitas a alguns vídeos que Madonna lançou na década de 90. Todos escolhidos a dedo. De alguma forma, tanto videoclipes quanto as músicas escolhidas como referência para o videoclip tinham coisas a dizer. Além disso, foram bem polêmicos, uns mais, outros menos, em suas devidas épocas como singles.

E essa é uma tendência - a de fazer vídeos bem feitos de uma maneira geral - que vem se repetindo. Bad Romance e Telephone são outros dois clipes da Gaga visualmente muito ricos, bem produzidos e faz a LG ficar com pose de fodona, maioral e até parecer bonita.

E agora eu paro e pergunto: e a música? Melodia, harmonia, letra?

Ahá! Todo mundo ouviu e metade se tocou. Muita gente na internet, ao ouvir a música, fez a mesma associação. Principalmente quem tem seus 25, 30 anos. "Alejandro" é muito parecida com uma música do Ace of Base que chama "Don't Turn Around"


Lady Gaga - Alejandro


Ace of Base - Don't Turn Around


...e isso trouxe vários mashup's(sabe quando você mistura duas músicas?). Taí um deles:


Lady Gaga+Ace of Base (Anthony Garcia Mashup)

O Ace of Base foi uma banda sueca que fez muito, mas muito sucesso no início da década de 1990. Aqui no Brasil, principalmente, muitas das suas músicas tocaram sem parar nas rádios e contagiou a época do chamado "bate-estaca". Corona, Dj Bobo, Double You e La Bouche são algumas das bandas que bombaram.

Olha o Ace of Base pouco depois do sucesso!

Onde eu quero chegar? Se a gente imaginar que um ícone pop de HOJE fez uma música muito parecida com uma banda DE 18 (DEZOITO!) ANOS ATRÁS é porque tem alguma coisa errada na música(repito, letra, melodia, harmonia)! Se alguém ouvir e prestar atenção na letra de "Alejandro" não vai ver nada demais: "Não quero um beijo seu, eu quero te amar, você é quenta, não posso te amar, bla bla blá, tereréu". Alguém me fala: o que a letra e música de "Alejandro" tem a ver com todo aquele visual fodão, referencial e de tanta badalação? NADA! Simplesmente NADA!

É muito esquisito você confrontar as duas coisas, música e vídeo. É de uma incongruência chocante! E, já que a gente comparou LG com Madonna, vamos comparar as letras também: em "Like a Prayer", Madonna fala de um amor proibido por um padre. E tasca uma bitoca no rapaz!; em "Vogue", Madonna relaciona "fashionismo"(ou a sociedade do consumo) ao que existia de mais popular, que era o próprio sucesso dela; em "Erotic/Justify My Love" ela publicou um livro de fotos que deixava qualquer mulher mais avançadinha de cabelo em pé, sem contar no tom sadomasoquista que tinha nas letras de suas músicas. Todos esses clipes - e só os clipes! - foram reinterpretados por Lady Gaga de uma forma visualmente muito foda.

Mas e a música de Lady Gaga? Fala de um amor proibido por um latin lover e fica fazendo doce, fumando um cigarrinho e cheia de não me toque (a tradução com a letra original aqui).

E olha que estou falando de uma música específica dela. Se você pegar "Telephone", outro vídeo da LG e comparar com a letra, é até pior (no sentido que eu estou falando acima). A música fala de alguém que não quer ser incomodada pelo telefone (e mesmo assim atende!!!) porque está, provavelmente, chorando as pitangas numa danceteria/boite/inferninho e afins. E o que mostra o clipe? Uma presidiária que foge com sua namorada, mata todo mundo em uma lanchonete de estrada envenenando geral e saem impunes, discutindo a relação numa SUV amarela fugindo para o México.


Eu não desgosto da Lady Gaga, longe disso! E sou digno de aplausos a ela quando ela lança suas novidades. Só que, desde que a MTV foi inventada, não podemos dissociar, hoje, música e vídeo.(Para o bem ou para o mal). Estou aqui fazendo meu parecer do que ela canta e tentando relacionar com o que ela apresenta.

Se a música(letra, melodia, harmonia), em sua essência, foi também referência ao "bate-estaca" do Ace of Base, ela o fez muito mal. Misturou água e óleo: contextos diferentes que nunca se relacionaram. Madonna e Ace of Base nunca se cruzaram na esfera pop.

E, por causa disso, as músicas que a LG cantam não condizem com a imagem que ela passa ou quer passar. Em minha modesta opinião de merda, isso são sinais dos tempos. Sofremos de uma falta de referência musical boa, que tenha alguma coisa interessante pra dizer ou que faça a gente pensar ou se espantar. Lady Gaga precisa mudar seu discurso musical. E urgente!

5 comentários:

  1. Boa, mano! Agora é manter a constância e postar de quando em quando seus comentários musicais. Vida longa à Paleta Eletrônica!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que era fã dos Hanson, rs. E sobre a LG, sei menos que o suficiente até para falar mal. Então guardei meus humildes comentários para alguma banda que eu realmente entenda. De qualquer forma, achei seu blog de óoootima qualidade. Parabéns! Quem te conhece sabe que sua crítica é muito coerente com o que você prega diariamente. Aguardo o tema brazuca. E termino ouvindo Heartbreak Warfare - John Mayer (my love!!!!). Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Putz, fiquei impressionado quando ouvi a música do Ace of Base Adilson, é realmente muito parecida com Lady Gaga; fiquei pensando se ela conhece essa música ou não.

    Muito legal encontrar novos blogs bons como esse.

    ResponderExcluir
  4. musica:to berrandoooooo: vou tomar banho no chovero tem sabonete novo?sabonete novo? não vou tomar banho na bacia eu quero chocolate melado,chocolate melado

    ResponderExcluir
  5. uuuuuuuuuuuooooooooooooouuuuuuuuuu dany100% cristoper

    ResponderExcluir