quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Listinha (10+1) - Alguns dos (meus) melhores covers de todos os tempos na música


Toda banda que se preze já tocou um cover, nem que seja no início de carreira. E hoje vemos álbuns só dessa categoria de música e até artistas ficando famosos só com covers (Emmerson Nogueira e Danni Carlos que o digam!). A fascinação do cover é justamente ver uma música que muitos conhecem de uma outra maneira, com outra fórmula musical.

Como todo blog que se preze, vou também fazer minhas listinhas de melhores ou piores disso ou daquilo. E essa minha primeira list veio através do post que fiz sobre samplers. Agora, volto com a idéia inicial: listar as regravações que ficaram tão boas ou melhores que as originais! Vamos a elas:

Ugly Kid Joe - Cat's In The Craddle
Além de "Everything About You", a banda também fez sucesso com uma música que, na verdade, ninguém sabe (ou sabia) que é um cover. A música original é do Happy Chapin. A gravação do Ugly Kid Joe manteve a essência da música e acrescentou uma pegada de rock nessa música folk e ficou muito bom. Dá uma ouvida:

Happy Chapin - Cat's In The Craddle
Ugly Kid Joe - Cat's In The Craddle

Foo Fighters - Baker Street
Uma das minhas bandas favoritas pegou a música do Gerry Rafferty e gravou como b-side. A original é carregada de um saxofone meio brega, mas a letra é bem legal. Dave Grohl e sua turma transformaram a balada em um rock n roll bem potente!

Gerry Rafferty - Baker Street
Foo Fighters - Baker Street

Elvis Costello - She
Essa versão da música cantada em inglês pelo cantor francês Charles Aznavour ficou bem parecida com a original, mas ainda gosto mais dos arranjos e da voz rouca do Costello. As diferenças são sutis e, com a música aparecendo na trilha do filme Notting Hill, fez muita gente conhecer tanto um cantor quanto o outro. E sem falar que a letra é uma das declarações de amor mais fudidas de boas que já vi.

Charles Aznavour - She
Elvis Costello - She

No Doubt - It's My Life
Esse single que a banda de Gwen Stefani regravou ficou de muito bom gosto. A música original do Talk Talk tem uma instrumentação muito datada e regravá-la não exigiu muito da banda. Mas a voz da Gwen e a simplicidade do cover fez a música bombar nas rádios e voltar a fazer sucesso. Me ganhou pela simplicidade. Vai aí:

Talk Talk - It's My Life
No Doubt - It's My Life

Joss Stone - Fell In Love With A Boy
Esse cover pegou todo mundo de surpresa: fazer uma música foda do White Stripes de pegada roqueira virar um Rythm and Blues bem sexy e swingada não é pra qualquer um (no caso uma). Essa é da época em que a Joss Stone ainda tinha credibilidade comigo, sem ficar querendo ser uma Beyoncé branquela...

White Stripes - Fell In Love With A Girl
Joss Stone - Fell In Love With A Boy

Marisa Monte - Bem Que Se Quis
Eu não sei muito bem por que eu botei essa música aqui. Acho que foi mais pra jogar na cara: Você sabia que essa música da dona Marisa Fodona Monte é, na verdade, um COVER de uma música italiana? A original tem um nome esquisitíssimo: "E Po' Che Fa' " do italiano Pino Daniele. É claro, depois a Marisa fez coisas legais, reconhecidas e tudo mais. Mas não adianta: ficará pra sempre na história! rs... ouve aí!

Pino Daniele - E Po' Che Fa'
Marisa Monte - Bem Que Se Quis

Kelly Osbourne - Papa Don't Preach
Muita gente, principalmente os discípulos de Madonna, acham uma heresia o que fizeram com a música dela. Minha opinião é o contrário: a música ficou bem foda! Foda! A filha do Ozzy não é lá essas coisas como cantora, mas conseguiu um sucesso considerável com esse cover. Prá mim, a letra ousada com a atitude roqueira do cover combinaram muito bem!

Madonna - Papa Don't Preach
Kelly Osbourne - Papa Don't Preach

Cake - The Guitar Man
O Cake é uma banda que sempre me surpreende. É uma banda de poucos instrumentos, mas conseguem tirar uma sonzera disso pra fazer um pop bem eficiente! Esse cover ficou com a cara da banda, que é muito bem sucedida em seus covers. A música original é do Bread. Aliás, alguém reparou na semelhança: Bread, Cake, hein? Hein? Só falta Milk e Butter prá fazer um café da manhã! Escuta só:

Bread - The Guitar Man 
Cake - The Guitar Man

The Rolling Stones - Like a Rolling Stone
Esse cover do clássico do Bob Dylan foi feito na época do ressurgimento do Rolling Stones como uma das principais bandas de rock do mundo. A levada folk não perdeu sua essência e, cá entre nós, a voz do Mick Jagger é bem melhor que a do Dylan! Ah, e claro, a música que é meio gigante, diminuiu. Mas foi por uma boa causa.

Bob Dylan - Like a Rolling Stone 
The Rolling Stones - Like a Rolling Stone

Jamie Cullum - Don't Stop The Music
Todos conhecem a música original, que a Rihana canta. Mas poucos conhecem esse cover que, à primeira audição, soa estranho. Mas se você reparar na letra e em como o Jamie Cullum faz o andamento da música, percebe que ela realmente foi bem pensada. Cheio de crescentes e suavidades, a música pode não ser lá essas coisas, mas o cover foi um trabalho muito bem feito. Classudo, eu diria!

Rihana - Don't Stop The Music 
Jamie Cullum - Don't Stop The Music

Hors Concours : Cake - I Will Survive
Cara, o que falar desse cover? É um verdadeiro tapa nas 2 orelhas ao mesmo tempo! Pegar uma música da Gloria Gainor, ícone da dance music e do meio GLS e transformar num rock and roll prá lá de inspirado, cheio de ritmo, quebradas e "balançante"  não é pra qualquer um. A banda mudou, inclusive o espírito da música: onde se ouvia um canto enjoado de uma mulher rejeitada que quer dizer pra si mesmo que vai sair dessa, no cover a música se torna um "sacudir a poeira e dar a volta por cima" com estilo! Aliás, o Cake poderia chamar a versão deles de "I Will Fuckin' Survive"! Pra mim, é o melhor cover, até agora, de todos os tempos. Enjoy:

Gloria Gainor - I Will Survive
Cake - I Will Survive

A banda Cake, com duas menções no post.
Cada um também tem sua lista dos melhores e piores. Quem tiver afim, coloca nos comentários os covers que vocês acham legais também pra gente trocar informação. Colocarei mais listas aqui pra "alimentar as polêmicas" pois discutir música, no bom sentido, é sempre muito agradável! Até!

4 comentários:

  1. Tá de parabéns pelo post!
    Todo mundo faz cover e realmente tem uns que ficam do caralho!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que faltou "With a Little Help from My Friends" dos Beatles com Joe Cocker, mas como vc disse, essa é a SUA lista.

    O Cake realmente é foda!

    ResponderExcluir
  3. "Papa don't preach" é foda! Nem precisava de cover pra ser ! É a "Billie Jean" da Madonna! rs

    ResponderExcluir
  4. "Mad World", com o Gary Jules, é bem melhor do que a original do Tears for Fears.

    ResponderExcluir