sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ei, você aí! Desligue esse som ou coloque um fone de ouvido!

Esse post é mais em tom de protesto do que informativo. Aliás, esse assunto já foi abordado por alguns outros blogs (amante paulistana, por exemplo) e jornais online, como a Folha de S.Paulo e a Revista Paradoxo. Quis escrever esse post como um desabafo e também como algo informativo, prá deixar o máximo de pessoas sabendo sobre o assunto.


Fernandão, jogador de Futebol, sendo educado!
Você, que costuma andar por lugares públicos, usar o ônibus(urbano ou interurbano), metrô e afins já se deparou com alguém que está ouvindo música alta com um celular (ou, esporadicamente um MP3, 4, 23, 456...). A pessoa pode nem estar perto de você, mas aquele chiadinho musical entra pelo ouvido e faz um baita estrago nas suas ondas cerebrais e, como um parasita, causa danos irreversíveis à sua paciência e tolerância. É exatamente assim que me sinto quando alguém quer compartilhar seu gosto musical - em sua imensa maioria de mau gosto - com as pessoas ao seu redor.

Esse inconveniente começou a surgir junto com a tecnologia agregada aos telefones celulares. Não bastava ser possível colocar música, tinha que colocar um auto-falante externo e permitir que os arquivos pudessem ser reproduzidos em som alto sem auxílio de fone de ouvido! Junte isso com o Brasil - um dos países com a população mais mal-educada do mundo e deu no que deu.

Pode ser a 5ª Sinfonia de Beethoven ou o Funk da Chatuba: é uma atitude extremamente mal-educada. Eu repito: EXTREMAMENTE MAL-EDUCADA! E, no caso disso acontecer em ônibus e metrô, a pessoa estará infringindo uma LEI! Isso mesmo! Pra você que não sabe, toda cidade tem uma lei que proíbe som alto em transportes urbanos. Como cada cidade tem uma lei diferente pra isso, fica difícil citar todas. Mas as grandes cidades: - Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Curitiba etc - tem suas regulamentações sobre o assunto.

Tirinha do Bruno Comotti. Mostra mais ou menos como me sinto.
O que acaba acontecendo é que, infelizmente, ficamos constrangidos em reagir contra essa prática, muitas vezes por certa vergonha. Isso poderia ser evitado se essa informação simples estivesse ao lado da placa de "proibido fumar" ou "assento preferencial". Contar com o bom-senso de quem não é educado o suficiente pra saber que o mundo não gira em torno do próprio umbigo é o mesmo que tentar apagar um incêndio só com sopro.

Você, que também sofre com esse mal, procure se informar sobre as leis da sua cidade. E cobre, quando possível, que sejam instalados letreiros visuais que avisam da proibição de som alto. Da última vez que isso me aconteceu, dei a sorte da placa estar lá presente. Mas tive que procurar bastante pra poder mostrar pro desgraçado-sem-mãe que, para esse tipo de má-educação, a lei existe.

Esse aviso é do metrô de São Paulo. Procure um mais perto de você, para o seu bem.

2 comentários:

  1. Oi Adilson!
    Cara, realmente esse problema me incomoda muito, tanto que fiz essa tirinha inspirado por isso.
    Falou muito bem!
    Parabéns pelo blog! Achei sem querer!
    E obrigado por publicar a tira aqui também. Fico feliz que tenha servido para ilustrar o assunto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. @Bruno Comotti
    Valeu Bruno!
    Que bom que gostou!Dá uma passada sempre aqui pq atualizo semanalmente!
    Ce viu que eu dei os créditos direito, né? hehehe
    Boa sorte com seu blog tb! abração!

    ResponderExcluir