domingo, 31 de outubro de 2010

TOCA RAMONES!

Existem covers e covers. Alguns covers são simplesmente uma emulação da banda original, quando bem tocados isso é bem bacana, mas quando mal tocado é motivo de vergonha alheia. O Segundo tipo é aquele onde a pessoa coloca um pouco da sua visão ao trabalho original, e são dessas que vem os melhores covers. Chamem de versão. Eu chamo de cover.

Tudo bem, o Adilson já fez a lista dele, mas gostei da ideia de fazer a minha. Vamos lá (em ordem de memória):

1. Richard Cheese and The Lounge Against the Machine

Um sujeito bem conhecido no circuito do Jazz Lounge nos EUA. Tem suas próprias canções, mas se destacou muito com suas versões Lounge para músicas pops. Imaginem Toxic da Britney em ritmo de Lounge Jazz (aquele jazz que toca em todo filme onde há um cassino), ou Beat It, ou ainda Chop Suey. Quem sabe Personal Jesus? Ou talvez Creep? Ice Ice Baby... Smell Like Teen Spirit talvez te agrade mais. Se já teve sua fase metal do mal, talvez um Metallica (EEEEEEEEEENNNNNNNNDEEEEEEE LLLLLLLLLLLLAAAAAAAAAAAAAAAAAIIII!!!!! ENNNNNNNNNNNNNNTTTTEEEEEEEE NNNNNNNAAAAIIIIII!!). Quem sabe Naughty Girl ou Shake Ya Ass, ou mesmo Don't Cha? E até Somebody Told Me se você tiver no clima do meu primeiro post.

Cheese faz paródias de rocks, pops, raps, o que der na telha. E com um de seus álbuns com um fenomenal trocadalho (I'd like a virgin), não poderia deixá-lo de listar. Dentre tantas músicas interessantes, optei pela que tem uma certa ligação com minha adolescência. O interessante é que você consegue prestar mais atenção a letra, já que a música
tem um ritmo bem mais lento e é mais claramente cantada:

Richard Cheese (Offspring) - Come out and Play


Offspring

2. Violent Femmes

Porque alguns covers são melhores que o original. Ponto. Tem algumas músicas que definitivamente são boas, mas por algum motivo só alcançam seu potencial máximo quando outras bandas ou artistas as cantam. Esse é caso com esses dois covers do Violent Femmes. A primeira está presente no álbum Why Do Birds Sing?, um dos últimos álbuns que realmente me marcaram (mesmo que eu tenho o escutado décadas depois de seu lançamento). Trata-se de uma versão maravilhosa para Do You Really Want to Hurt Me? do Culture Club/Boy George. Aliás, eu não sabia que era um cover até me contarem. Se você nunca ouviu a original, escute o cover antes:

VF:

CC:

A outra tem uma estória no mínimo curiosa. Lembro-me que um dia estava vendo TV, a uns bons anos, quando Gnarls Barkley ainda tocava nas rádios brasileiras, e seu novo single (Gonne Daddy Gonne) tocava num canal qualquer. E essa música é de quem? Do VF. Assim, a uns dois anos atrás, o VF fez o mesmo com Crazy, resultando numa versão mais interessante que a original.

VF:
(precisa colocar a original?)

VF ainda fez um ótimo cover de Children Of Reovlution do T-Rex. Procurem.

3. Devotchka - Venus in Fur

Novamente, mais um caso de "cover melhor que o original". Aliás, todas as versões que já escutei são melhores que a original (aguardando a inquisição espanhola). Essa canção está presente no Curse Your Little Heart, que Além de Venus in Furs tem Something Stupid. A versão do Devotchka é mais pesada, menos lisérgica, e possui a identidade da banda (escute Devotchka, não dá pra explicar). A banda você provavelmente ouviu caso tenha visto Pequena Miss Sunshine, já que a trilha sonora é toda deles.

Devotchka:

Velvet Underground:

Também gosto do cover feiro por Gary Numan e Little Boots no especial para a BBC 6. Acho melhor que o original, mas gosto mais da versão do Devotchka.

4. AFI - Just Like Heaven (The Cure)

Outra banda que teve certo impacto na minha adolescência. Por favor, desconsiderem a androgenia do vocalista,
ele já superou essa fase. O AFI, ou A Fire Inside, é uma banda que surgiu no cenário punk norte-americano dos anos noventa, e que foi desde "minha mãe não me deixa ter um moicano" até músicas sombrias sobre morte, suicídio e ostracismo - não me venham com 'coisa de emo', leiam as letras antes de falarem asneiras.

Minha época favorita é essa mais sombria, e em muitas letras você via uma certa influência do The Cure, admitida pelo próprio Dave Havok. Podia ter escolhido algum cover de Misfits feitos pela banda, contudo, esse me impressionou muito a primeira vez que escutei. Foi feito para um especial da MTV, onde várias bandas tocaram músicas do Cure. E vale lembrar que bem antes o AFI havia feito uma versão de Hanging Garden.

AFI

5. Nick Cave - Disco 2000 (Pulp)

Excelente. Bem diferente da original. Disco 2000 é uma música bem animada, pop honesto, uma quase canção de amor de adolescência reprimido. Soa como empolgação na voz de Javer Cocker, algo quase feliz. Soa como melancolia na voz de Nick Cave, algo como "vamos pular essa parte e ir logo para o futuro onde eu nunca mais te verei e, quem sabe, você possa me fazer feliz ao me dar um pouco de atenção". Essa versão está no segundo CD do single Bad Cover Version (f-o-d-a), do Pulp. Nada mais apropriado.

Nick Cave

Pulp

6. Face to Face - Tommy Gun (The Clash)

Em termos de punk/hc: Para que uma banda faça cover de Clash ela precisa ter muito culhão. Especialmente do Clash, afinal, cover de Ramones qualquer um faz, porque mesmo que a banda tenha surgido por influência dos Ramones, Clash está em um nível acima (aguardando a inquisição espanhola)

Face to Face fez um cover de Tommy Gun para o álbum Burning London: a tribute to The Clash. Um álbum com ótimos covers e outros péssimos. Péssimos. Tommy Gun é um das minhas músicas favoritas do The Clash e ela não está listada no álbum, é uma faixa secreta. Descobri a música por acaso, não lembro como. Só sei que foi uma surpresa MUITO agradável. A música é quase um cover nato - sem palhaçadas, sem "vamos colocar minhas visões nessa bagaça" e qualquer outra coisa do gênero. Não só foi muito agradável descobrir essa faixa escondida, como ver que foi feita por uma das bandas que mais curtia, mas que ouvia pouco. E o pouco que eu ouvia de Face to Face passava toda a energia que o punk e o hardcore costumavam ter (bem, a maior parte das bandas de 20 anos atrás - e isso é 1990... - ainda têm). E isso é o que um cover de Tommy Gun precisa. Falem o que quiserem do hardcore, falem o que quiserem do punk, falem o que quiserem de Clash e Face to Face, mas admitam que poucos estilos de música conseguem passar tanta energia e vibração.

Clash:

Face To Face:

7. Dresden Dolls - War Pigs (Black Sabbath)

Dresden Dolls era um duo de Boston composto por bateria, piano e um vocal poderoso de Amanda Palmer. Porra, fico chateado só de pensar que provavelmente nunca vou vê-los ao vivo (voltaram para uma mini turnê nos EUA). E Dresden Dolls de vez em quando fazia covers em seus shows. Alguns desses covers foram registrados. No geral todos os covers são muito bons, mas o de War Pigs se destaca. Se o pessoal do Black Sabbath presenteou a Nina Person com um buquê por causa de Iron man, deveriam presentear Amanda Palmer com um jardim. Exagero? Decida-se:

Dresden Dolls:

Black Sabbath:

8. Muse - Feeling Good (Nina Simone)

Eleita pelos fanboys e fangirls no NME como o melhor cover de todos os tempos (nem eu considero isso), é um excelente cover. Curiosamente, não sabia que era um cover nas primeiras vezes que ouvi. Não desgosto da versão original, mas prefiro o cover. O cover é mais energético e combina muito com o clima da letra escrita pela Nina Simone. Não há muito o que ser dito. Faz parte do segundo álbum da banda, o Origin of Symmetry, e agrada bastante os fãs, sendo uma das canções que todos cantam a plenos pulmões nos shows.

Muse:

Nina Simone:

9. Maniac Street Preachers - Umbrela (Rihanna)

Pois sim! Uma música chata como Umbrela pode ficar muito bacana nas mão certas. Não é uma versão palhaça como Travis fez para Baby One More Time, pelo contrário, é bem trabalhada e faz com que essa música torne-se audível. Me agrada bastante porque não é uma zoação ou uma coisa meio forçada. E Maniac é uma banda bem subestimada cá nas terras tupiniquins, não acham?

Maniac Street Prechers

10. Bauhaus - Ziggy Stardust (David Bowie)

É agora que a inquisição me mata: prefiro o cover. Nada mais a comentar. Mentira. Não tenho absolutamente nada contra a original, muito pelo contrário. É apenas questão de gosto.

Bauhaus

David Bowie

11. Teenage Fanclub - Here Comes Your Man

Pode alguém estragar essa música? Pode. Pode alguém fazer essa música ficar melhor? Também. Como eu já vou pra fogueira mesmo, digo o seguinte: sempre gostei da original e ainda gosto. Mas ela enjoa, a ponto de ficar praticamente uma música chata. E na minha modestra opinião, com o Teenage ela fica menos chata e demora mais pra enjoar.

Se não me falha a memória, esse cover está no single de I Need a Direction. Fâs do Pixies, escutem. Fãs do Teenage que não sabiam do cover, escutem também.

Teenage Fanclub

0 comentários:

Postar um comentário