sábado, 16 de outubro de 2010

Mais álbuns "mais fodas que ninguém ouviu"...

Faz um tempinho o Adilson postou sobre os álbuns fodas que ninguém ouviu. Pois acho que o tema pode ser apropriado de outras formas: “os álbuns mais fodas que ninguém ouviu, só eu”, “os álbuns mais fodas que eu ACHO que ninguém ouviu”, “os álbuns mais fodas que ninguém ouviu, POR AQUI”, “os álbuns que eu acho foda e NÃO CONTO pra ninguém”... Vai por aí. Começo de trás para frente. E que me critiquem, julguem, tirem sarro... Mas ouçam os álbuns depois!

I – Os álbuns que eu acho foda e não digo pra ninguém:

Hanson – This Time Around (2000)
Foi o último dos Hanson por uma grande gravadora, a Island, da Universal. Nada de vozinhas a la Jackson Five e singles jingles tipo "Mmmpop" – na minha humilde opinião, uma das melhores canções pop do fim da década de 90 – ou "Where's The Love". Aqui, logo na abertura do álbum, “You Never Know': um toma distraído pros preconceituosos de plantão, os primeiros a detonar o trio. A faixa não nega um pezinho dos Hanson no hard rock americano. Não vou fazer um faixa-a-faixa senão o post vai ficar gigante e daí dá preguiça. Vão lá ouvir que vale mais a pena: "You Never know", "Runaway Run" – a guitarra faz referência aos melhores hits rock pop do fim dos 80, "If Only "– essa tocou um moooonte na MTV e a letra engatada é trava língua até pra quem já passou do intermediário no inglês - dá vontade de cantar junto -, "This Time Around", "Can't Stop", "Hand in Hand", "In the City" – um “também dá pra ser roqueiro”. Pop, pop, pop, “This Time Around” prova que dá pra fazer o melhor da fórmula estrofe – ponte – refrão. Depois dele a banda se cansou do modo indústria fonográfica de produzir álbuns e saiu da Island para assumir as rédeas da carreira, fundando seu próprio selo e lançando mais três álbuns de lá pra cá: Underneath (2004), The Walk (2007) e Shout It Out (2010) – ainda não escutei o último, mas o título de fodão, até agora, fica pro “álbum de passagem”.
E então? Criou coragem para se dedar e revelar o que acha foda mas tem vergonha de admitir? Deixa um comment, então, só quero ver...

Pra ouvir e entender: http://www.hanson.net/site/sections/206

http://www.youtube.com/watch?v=TLjbgqkwTGQ (ao vivo, há uns aninhos; tente abstrair as histéricas atrapalhando a música... Ainda faço um post disso... As histéricas dos shows dos Hanson... Uma praga.)

II - Os álbuns mais fodas que ninguém ouviu, por aqui.

Agustana – All the Stars and Boulevard (2005)
Este é imperdoável. Não entendo como nunca chegou pras bandas de cá.
Conheci o Augustana meio que por acidente. Estava morando em New Jersey (EUA) e sempre escutava uma música liiinda no rádio, daquelas bem deprês, melosinhas, tristes, mas que a gente não consegue evitar. Só que – maior problema das rádios e, agora acredito, problema internacional! - nunca diziam o nome da banda. Um belo dia, vou feliz, lépida, realizada, a um show do Snow Patrol em Nova Iorque. Daí que havia uma certa comoção com a banda de abertura e eu neeeeem. Todo mundo comprando cd, camiseta de um tal de Augustana. Eis que o show de abertura começa, todo mundo berra as músicas e a última... A MÚSICA DA RÁDIO!!!! “Boston”, do Augustana. Agustana. Já ouviu falar??? Desafio encontrar alguém que já ouviu uma música deles numa rádio brasileira. No dia do show não comprei o álbum, minha missão era conseguir camisetas do Snow Patrol – uma pra mim e uma pro Adilson! Que ironia! - e não tive nem tempo de pensar. Fui comprando as músicas todas pelo itunes, mas, de volta ao Brasil, roubaram meu ipod e agora estou orfã de Agustana. Só youtube. Podem ir lá conferir: Boston, Stars and Boulevard... Ah! Coloca Augustana de uma vez que tem coisa mais recente foda igual... “Augustana, a banda foda que ninguém ouviu, POR AQUI”, resume melhor a questão. Pra quem gosta de um pianinho “que dói”. Só um toque: super difícil achar as faixas para download. Coisa de gravadora. Se achar um caminho fácil, me avisa, por favooor.

Pra ouvir e entender: http://www.augustanamusic.com/music/all-stars-and-boulevards

http://www.youtube.com/watch?v=IlZzf3SjsP4&ob=av2n


III - Os álbuns mais fodas que eu acho que ninguém ouviu

Mew – “Frengers” (2003)
Esse é um álbum estranho de uma banda que parece que veio do mundo do Tolkien, cheio de elfos... O Mew é da Dinamarca, então dá pra entender a analogia... “Frengers” é um álbum com clima. A voz do vocalista é meio fanha e super aguda e os efeitos sonoros e melodias, nada óbvias, ajudam a construir o tal clima – meio etéreo, tipo “Terceira Dimensão”. Os especialistas desculpem a falta de precisão, mas vou ter que ficar fazendo analogias pra explicar um pouco o que é o som desse álbum. As guitarras são fortes, mas sem histeria, a bateria tem uma pegadinha eletrônica, tem teclado/ piano... E de fundo tem sempre um “ruído do universo”... Entenderam? Uma coisa meio “Interpol meets Enya”! Vai entender! Melhores faixas: “Am I right? No”, “Symmetry” (essa acho que o Snow Patrol “chupinhô” em “Set The Fire To The Third Bar”, que eu adoro...), “Snow Brigade”, “Eight Flew Over,One Was Destroyed”, “She came home for Christmas” (essa é fácil, de tocar nas rádios, tem refrão e tudo, mas por aqui nada, né, que eu me lembre), “She Spider”, “Comforting Sounds” (outra chupinhada pelo Snow Patrol... hmmm “Chasing Cars?”... Qualquer semelhança...Será? Gosto das duas, mas gosto bem mais da “original”)... Isso é quase o álbum todo! Por isso é fodão! Ah! O primeiro lançamento é de 2003 e tem, além de composições daquele ano, uma coletânea do melhor dos dois primeiros álbuns independentes da banda.
Esse é o melhor do post. Se tiver com preguiça ou se desconfia muito de mim, começa por aqui!

Pra ouvir e entender: http://www.mewsite.com/music/no-more-stories-are-told-today-im-sorry-they-washed-away-no-more-stories-world-grey-im-tired-l

http://www.youtube.com/watch?v=4JVUvC74D8w

Divirta-se!
obs.: querido amigo Adilson que está além-mar, passando férias, e que me deixou aqui morrendo de inveja - prometo trabalhar melhor a estética do post quando meu Mozilla parar de me sabotar.

Um comentário:

  1. Pra ser sincero, só concordo com o Frengers, mas porque nem Agustana nem Hanson fazem meu tipo de música. Logo...

    ResponderExcluir