terça-feira, 31 de agosto de 2010

Luiz Caldas, o Headbanger!

Tenham calma e nem abandonem a leitura: esse post não é sobre Axé Music. Até é, mas ela serve pra contar algo maior, que também me surpreendeu. Os mais novos não devem se lembrar, mas os que tem por volta dos seus 25 anos pra mais com certeza lembram. Um cara magrelinho, sempre com roupas meio espalhafatosas e o famoso cabelo enroladinho, inconfundível. Ah, e faltou eu falar do pé descalço! Luiz Caldas, essa peça rara baiana, fez muito sucesso nos anos 80 e foi um dos precursores do Axé Music (ele se declara o inventor dela).

Luiz Caldas, de All Star. pena, não tá descalço...

Aqueeele axé que o Luiz Caldas fazia era o axé muleque, de raiz, sem pornografia declarada nem dor de corno sertaneja. A indústria musical ainda não olhava com olhos perversos pro axé e tornado esse ritmo insuportável. Hoje, pra quem gosta de música de qualidade, Axé Music se tornou sinônimo de carnaval e, nessa época, não se ouve outra coisa. Ah, ouve-se sim, o funk....mas essa é outra discussão.

Voltando ao Luiz Caldas: o baiano começou seu sucesso com a música "Fricote (Nêga do Cabelo Duro)" e não parou mais: "O Que Essa Nega Quer", "Ajayô", "Ode e Adão", "Haja Amor"...o cara bombou forte! Não há quem não tenha vivido aquela época e não lembrar de pelo menos metade dessas músicas. O auge do seu sucesso veio com a música tema de Tieta, novela da Globo, que tocava na sua abertura, nos idos de 1989. No vídeo abaixo, o Luiz Caldas aparece no Globo de Ouro:



Luiz Caldas - Tieta (aí, axé muleque, de raiz, pé no chão!)

Depois dessa época de bombação geral, outras bandas de axé tomaram de assalto esse nicho musical e Luiz Caldas foi sumindo, aos poucos, do mainstream. Mas ele não havia parado de produzir música, gravando tudo o que lhe agradava como cantor/compositor. Até chegar a... Maldição! (Recomendação: só prossiga no post depois de ouvir a música abaixo)






Sim, esse é o Luiz Caldas cantando!

Infelizmente só deu pra postar essa música no blog. No Myspace do Luiz Caldas tem todas as músicas que ele fez em heavy/trash metal (Se você se "espantou com essa, tem muito mais coisa lá, então CORRE!). Quando ouvi pela primeira vez (graças ao meu amigo Fabiano), eu não acreditava no que meus ouvidos presenciavam. Era música com guitarra pesada, glutural e rock'n'roll. Eu só conseguia achar graça daquilo e ficar chocado! Mas meu choque é com a qualidade das músicas. Vocês podem vir com o preconceito que quiser, mas eu confesso: ficou muito maneiro! Surpreendentemente maneiro! E não é só eu que estou dizendo: em entrevista para o R7, o próprio Luiz Caldas disse ter recebido elogios de Andreas Kisser, Lobão, Tico Santa Cruz (tudo bem, ele não conta) e do Angra! 

Sabe quando você não consegue justificativas para poder falar mal? É meio isso que aconteceu quando eu ouvi. Eu realmente fiquei surpreso: a produção das músicas ficou muito boa, o timbre da guitarra também, fora as letras bem espertas! Não tem nada de genial, inovador ou transgressor. Mas é impressionante ter a imagem desse cara, que fez sucesso há um bom tempo atrás, voltar e fazer um trabalho assim.

 Esse é, na verdade, uma parte de um projeto ambicioso de Luiz Caldas: Entitulado de Melosofia, o projeto lançou 130 músicas inéditas, de diversos estilos (diversos MESMO: MPB, Frevo, Forró, Axé...) que já estão á venda em seu site. Não consegui escutar tudo porque eu não sou maluco, mas pelo que ele mesmo declara em releases e entrevistas, Luiz Caldas atira para todos os lados. O negócio dele é fazer som, seja ele qual for. De qualquer maneira, acho ele bem esperto. Tanto para o bem quanto para o mal. Mas, fazer o quê? Se ele faz música boa, é o que há de se julgar.

Luiz Caldas promete um show, chamado "Maldição", para o dia 18 de Setembro (desse ano, 2010) na Concha acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. Segundo o prórpio, "É uma produção caríssima" e "uma coisa cinematográfica nunca assistida no Brasil num show de rock". É esperar e ver o que vai rolar.

Myspace do Luiz Caldas (com todas as músicas de Rock do danado) : 

4 comentários:

  1. Eu entrei no site e achei maneiríssimo a iniciativa (estou garimpando as músicas inéditas). Mas a qualidade e facilidade com que ele passeia por diversos estilos é explicável, já que L. Caldas tem formação acadêmica musical. Em tempo, minha música predileta de 20 anos atrás é "MAGIA". AHAHAH!

    ResponderExcluir
  2. Gente, não dá pra acreidtar que é ele cantando "Maldição". Adorei o post... mas adoro ele com aquela roupinha estranha cantando "Tieta... Tieta... pelos braços de Tieta..."

    ResponderExcluir
  3. Essa eu já tinha lido em algum lugar. Realmente o cara mudou completamente. Tomara que dê certo.

    ResponderExcluir
  4. Confiram a resenha completíssima do show MALDIÇÂO de LUIZ CALDAS em http://poesiafotocritica.blogspot.com

    ResponderExcluir